logistics-3125131-1140x380 Supply Chain: Gerando valor ao negócio e promovendo a sustentabilidade

As organizações que visam crescimento nos negócios sabem que para melhorar o seu desempenho econômico precisam reduzir o impacto ambiental, reduzir custos e aumentar o impacto social positivo.

high-bay-408222-300x200 Supply Chain: Gerando valor ao negócio e promovendo a sustentabilidade

Atualmente, existem tecnologias disponíveis que auxiliam as organizações na tomada de decisões ao longo da cadeia de suprimentos. As empresas que planejam melhoram sua eficiência e crescem. É necessário, por exemplo, que a empresa implemente melhorias e que saiba quando e quanto comprar de insumos para diminuir estoques desnecessários. Alterações constantes de estoque geram gastos e perdas, inclusive com mão-de-obra.

Alguns dos fatores que contribuem para que haja perdas significativas diretas nos recursos ambientais (água, energia, matérias-primas com elementos naturais, dentre outros) são:

  • Produzir mais do que será vendido;
  • Ter produtos com defeito;
  • Retrabalho;
  • Ter no estoque produtos que podem vencer e que vão precisar ser descartados;
  • Ter ineficiência no transporte e na distribuição do produto.

Além disso, esses fatores provocam impactos socioambientais e econômicos negativos significativos:

  • Aumento na destinação de resíduos para aterro sanitário ou incineração;
  • Aumento de efluentes;
  • Aumento de emissões atmosféricas;
  • Diminuição na geração de empregos;
  • Aumento no preço do produto;
  • Diminuição na contratação de serviços de terceiros;
  • Aumento de passivos ambientais;
  • Redução de ganho competitivo e geração de outros impactos negativos.

mark-516279-300x212 Supply Chain: Gerando valor ao negócio e promovendo a sustentabilidade

As ferramentas de modelagem e simulação são excelentes ferramentas de auxílio na análise e tomada de decisões estratégicas das organizações. Elas permitem aumentar resultados práticos, verificando oportunidades de melhorias na empresa, ou seja, implantando soluções que permitem ganho financeiro e socioambiental ao longo da cadeia de suprimentos e tornando assim, as empresas mais eficientes, inovadoras, sustentáveis e competitivas.

A GM (General Motors), por exemplo, de acordo com a revista “Logística e Supply Chain” (edição de outubro de 2018 – https://www.imam.com.br/logistica/edicoes/336.pdf), vem testando novas metodologias de supply chain. De acordo com a GM, a solução apontou que a localização dos centros consolidados de fornecedores pode melhorar com base no volume, gerando 10% de redução para a operação, ou seja, a logística passou a ser mais rápida, mais confiável e com menos custos. O sistema permitiu identificar todas as oportunidades de redução de ineficiência na cadeia de suprimentos e a performance chegou a ser 25% a 30% melhor em alguns casos.

Usar a tecnologia existente e investir em um planejamento que será estratégico para a sua empresa promoverá com certeza a sustentabilidade do negócio com benefícios sociais, ambientais e econômicos.

WhatsApp-Image-2018-11-11-at-20.11.17-150x150 Supply Chain: Gerando valor ao negócio e promovendo a sustentabilidade

Suzana Mascarenhas – Mestre em Sustentabilidade Socioambiental, Especialista em Gestão Ambiental e Consultora da GS Ambiental

Artigos Relacionados

Priscila é Bacharel em Ciências Biológicas pela PUC de Campinas e Mestre em Gestão Ambiental pela University of Queensland, onde iniciou sua carreira na área de Gestão de Projetos e Processos utilizando os conhecimentos da interconectividade de ecossistemas e os adaptando ao ambiente industrial e empresarial.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *