Esta sugestão nos faz pensar em diversos aspectos: comportamentais, nutricionais, sociais, ecológicos, sustentáveis… enfim uma série de coisas que podem passar despercebidas quando estamos na correria do dia a dia e visamos a praticidade no lugar de fazer melhores escolhas, sem nos darmos conta dos resultados à longo prazo.
Ao darmos preferencia à escolha de alimentos naturais, conseguimos inúmeros benefícios à saúde além de economizarmos na compra da semana. Ir à feira livre ou horti fruti para abastecer a casa é uma excelente estratégia para economizar e melhorar a nutrição da família.
Ao selecionar, higienizar e preparar as refeições, todo o amor empregado em cada etapa traz uma enorme satisfação tanto para quem prepara como para quem consome. Preparar o lanche das crianças além de conferir muito mais amor, é garantia de uma nutrição equilibrada e importantíssima para o adequado crescimento e desenvolvimento infantil.
A quantidade de nutrientes biodisponíveis é muito maior nos alimentos naturais e com isso, melhorias na saúde e na prevenção de doenças é algo factível!
Quando damos preferencia à frequentar mais feiras livres conseguimos muitas vezes falar direto com o produtor ou escolher alimentos sazonais, fazer amizades e ficamos sempre atualizados sobre a economia agrícola.
Passamos a dar mais valor ao alimento e a perceber o quanto um único alimento pode render de receitas, utilizando as cascas, sementes e polpas.
E no final de tudo isso garantir uma vida saudável, sustentável e muito mais feliz! Que tal fazer uma tentativa esta semana? Substitua metade das refeições “industrializadas” por alimentos preparados in natura e depois me conta que achou, vou adorar saber!
Priscila Samartino Rosa
Nutricionista
CRN 13.430
IG @nutriprirosa